2 Via IPTU 2019 – Como Emitir Boleto e Fazer Pagamento

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é obrigatório para todo o cidadão brasileiro que possui um imóvel. Sendo assim, em caso de não emissão da primeira via do boleto de pagamento do IPTU, é preciso que se saiba como emitir a 2 Via IPTU 2019 para não perder o prazo da quitação do imposto.

Continue acompanho os próximos tópicos deste post e saiba como você pode realizar a emissão da 2 via IPTU 2019.

2 Via IPTU 2019
2 Via IPTU 2019

IPTU 2019

O IPTU é um imposto cobrado pela Receita Federal Brasileira, e as leis que regulam o mesmo dependem em parte do município em que é feita sua cobrança.

Todo o cidadão brasileiro que possui um prédio, casa ou terreno na zona urbana, deve atentar ao pagamento deste imposto, pois a falta no pagamento do mesmo resulta em enquadramento no caso de sonegação fiscal, e com isso, a prefeitura pode até mesmo tomar o imóvel e leiloá-lo. Isso sem falar de outras sanções legais que caem sobre o proprietário.

IPTU 2019
IPTU 2019

O valor recolhido do pagamento deste imposto possibilita com que o Governo brasileiro possa realizar investimentos em setores importantes para a redução dos níveis de pobreza no país, como é o caso do setor da educação e saúde.

VEJA TAMBÉM:

Como Emitir a 2 via IPTU 2019

Em condições normais o boleto para o pagamento do IPTU é enviado a residência do contribuinte, mas caso isso venha a não ocorrer, será necessário fazer a emissão da 2 via IPTU 2019 para a realização do pagamento deste imposto, o que pode ser feito de forma bem fácil diretamente por via online.

Para realizar essa emissão o contribuinte precisa de conhecer o site da prefeitura da sua cidade, pois é nele que a emissão do boleto deve ser realizada.

  • Comece por acessar o site oficial da prefeitura da sua cidade;
  • Dentro da página, clique na opção de emissão desejada;
  • Prossiga informando a sua inscrição imobiliária;

Pagamento IPTU 2019

Quando chegar o período marcado para o pagamento deste imposto, o contribuinte deverá quitá-lo na agência da rede bancaria ou numa das casas lotéricas da sua cidade.

Há a possibilidade de isenção do IPTU para alguns cidadãos, como os idosos e deficientes. Para realizar o pagamento o cidadão precisa de primeiro fazer a emissão da 1ª ou 2ª via do IPTU 2019.

Pagamento IPTU 2019
Pagamento IPTU 2019

A quantia cobrada neste imposto vai depender do valor venal do imóvel em causa, sendo que este dado é calculado diretamente pelo município tendo se em conta o valor de metros quadrados dos imóveis da cidade.

Além do conhecimento do valor venal, para poder determinar o valor deste imposto no todo, também é preciso que se tenham em conta as alíquotas que são aplicadas para cada tipo de imóvel.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *